
Estas são as ações que levamos adiante para dar uma nova vida à nossa operação em Brasil
Em celebração ao Dia Mundial da Reciclagem, em 17 de maio, reforçamos o nosso compromisso com a gestão responsável de resíduos e a promoção da economia circular em nossos restaurantes no Brasil. Por meio da nossa Receita do Futuro, implementamos uma série de iniciativas sustentáveis que envolvem a substituição de embalagens plásticas, ações de reciclagem e programas de doação de alimentos, que evitam o desperdício em nossa operação.
Esses avanços refletem a solidez e a prioridade que damos a essa agenda, que anualmente reduz, em média, 3 mil toneladas de plástico de nossa operação em toda a América Latina. No Brasil, em 2023, implementamos um programa de logística reversa para a reciclagem de copos, em parceria com a indústria IBEMA, que, até fevereiro deste ano, já reciclou mais de 600 mil unidades.
Pensando na experiência do cliente, buscamos constantemente alternativas para reduzir o impacto ambiental e promover a conscientização, incentivando a educação ambiental. Com esse objetivo e para reforçar a separação e reciclagem de resíduos entre nossos clientes, alguns restaurantes contam com novas lixeiras educativas. Esses recipientes possuem compartimentos separados para líquidos, papel e papelão, PET, resíduos orgânicos, não recicláveis e molhos não utilizados, incentivando tanto os clientes quanto os colaboradores a participarem ativamente do descarte responsável e das ações de reciclagem.
Nossos colaboradores também são diretamente impactados pelas iniciativas de reciclagem, já que mais de 500 kg de uniformes sem condições de uso foram transformados em mais de 700 aventais, atualmente utilizados nas unidades do McCafé.
“Cada ação conta quando falamos em unir forças por um futuro mais sustentável. Sabemos que mudanças significativas começam com escolhas conscientes no dia a dia — tanto das empresas quanto das pessoas. Por isso, na Arcos Dorados, temos o compromisso de ir além da operação: queremos ser agentes de transformação. Investimos continuamente em soluções que promovam a reciclagem, reduzam o desperdício e fortaleçam a economia circular, sempre com o envolvimento dos nossos clientes, colaboradores e parceiros. Acreditamos que só é possível gerar impacto positivo quando todos caminham juntos nessa jornada”, explica Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Em relação ao preparo dos nossos ingredientes, já garantimos que 100% dos nossos 1.179 restaurantes no país reciclam o óleo utilizado nas cozinhas, o que representa 2,5 milhões de litros destinados à produção de biodiesel e produtos de limpeza.
Além disso, para reduzir o desperdício em todas as etapas da operação, desde 2023, mantemos um programa de valorização de alimentos. A iniciativa prevê a doação de produtos fora do padrão comercial da marca — mas ainda em perfeitas condições para consumo — a ONGs parceiras, como, por exemplo, extremidades de tomate, casquinhas com pequenas avarias, entre outros. Desde então, mais de 65 toneladas de alimentos foram reaproveitadas e transformadas em mais de 300 mil refeições, que ajudaram a alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nosso compromisso também inclui o manejo dos resíduos orgânicos. Em 2024, 93 toneladas foram compostadas com o apoio de parceiros e diretamente em três unidades do McDonald’s, que operam sistemas próprios de compostagem in loco, com máquinas e métodos especializados.