Abastecimento Sustentável
Abastecimento sustentável
Os ingredientes do nosso cardápio cumprem com os mais altos padrões de qualidade. Para nos certificar disso, trabalhamos constantemente no desenvolvimento de processos de produção que promovam o cuidado do meio ambiente e o respeito à saúde e o bem-estar dos animais.
Cada um dos nossos fornecedores cumpre com os requisitos estabelecidos no Código de Conduta para Fornecedores. Este documento inclui nossas diretrizes e princípios fundamentais em quatro áreas:
Direitos Humanos – diretrizes de acordo com a Declaração de Direitos Humanos da ONU, que prevê liberdade de associação, práticas de emprego, tratamento justo e antidiscriminatório, entre outras.
Ambiente de Trabalho – garantir que todos os colaboradores recebam comunicação e treinamento sobre planos de emergência e práticas de trabalho seguras.
Gestão Ambiental – nossos fornecedores são responsáveis por gerenciar, medir e minimizar o impacto ambiental de suas operações.
Integridade dos Negócios – diretrizes sobre avaliações, prática antissuborno, sigilo, entre outros.
Nossas iniciativas
Carne sustentável

Nosso trabalho ao longo dos anos
2011
McDonald’s Corporation se torna membro fundador.
Começamos a trabalhar com as principais lideranças da indústria.
2016
Somos a primeira empresa do setor a ter carne sustentável.
2017
Impulsionamos sua criação e, desde 2019, fazemos parte da comissão diretiva.
2019
Quadruplicamos nossa produção de carne sustentável no Brasil.
2020
No Brasil, só servimos carne de fornecedores que aderem aos princípios e critérios da Global Roundtable for Sustainable Beef (GRSB).
2022
No Brasil e na Argentina, 100% da origem da carne bovina é monitorada por satélite.
Desmatamento
Somos a única companhia do setor que possui e cumpre a Política de Abastecimento de Carne Livre de Desmatamento, que monitora e rastreia toda sua carne, do campo até a mesa dos clientes.

Trabalhamos em estreita colaboração com os nossos fornecedores e parceiros para garantir que obtemos matérias-primas que não incentivam esta prática. Em conformidade com os critérios e objectivos do sistema “Compromisso com as florestas” da McDonald’s, implementámos, desde 2018, a nossa “Política de Abastecimento de Carne Livre de Desmatamento”.
Nosso trabalho através dos anos
2007
McDonald’s Corporation implementa a “Moratória da Soja no Amazonas”.
2009
Começamos a trabalhar para prevenir o desmatamento no Amazonas.
2013
Parceria para monitorar e rastrear a origem da carne bovina no Brasil e na Argentina.
2014
- McDonald’s Corporation se alinha à Declaração de Nova York para as florestas.
- McDonald’s Corporation anuncia seu objetivo de aquisição de carne sustentável.
- Começamos a trabalhar no projeto “Alta Floresta” de Novo Campo, no Brasil.
2015
- McDonald’s Corporation implementa seu “Compromisso com as Florestas”.
- Primeiras visitas ao projeto em Novo Campo, no Brasil.
2016
Parceria para a compra do primeiro lote de carne sustentável proveniente do projeto em Novo Campo, no Brasil.
Apoio ao McDonald’s Corporation para o desenvolvimento da “Política de Abastecimento de Carne bovina livre de desmatamento”.
2017
- Conformamos o “Beef+Forests Working Group” com o McDonald’s Corporation, a AgroTools e a Proforest e com nossos fornecedores.
- Estabelecemos as frente de atuação para os fornecedores da área do Cerrado no Brasil.
- Nos unimos à CDP Supply Chain Forests com o McDonald’s Corporation como membros fundadores.
- McDonald’s Corporation declara seu apoio ao Manifesto Cerrado junto a outras empresas globais.
2018
- Implementamos nossa “Política de Abastecimento de Carne Livre de Desmatamento” no Brasil e na Argentina.
- Iniciamos o processo de verificação da procedência da matéria-prima do Cerrado, no Brasil.
2020
Garantimos que a carne seja de campos onde o desmatamento é evitado, tanto no Brasil quanto na Argentina.
2021
99,7 % da carne vinda da Argentina e do Brasil cumprem com a Política de Carne Livre de Desmatamento do McDonald’s.
2022
99,92% da carne bovina comprada na Argentina e no Brasil de fornecedores diretos, cumpre a política de carne livre de desmatamento.
Política de Abastecimento de Carne Livre de Desmatamento
Implementada desde 2018 e desenvolvida com base no “Compromisso com as florestas” do sistema McDonald’s, nossa política estabelece as metas de trabalho e os critérios que devem os fornecedores de carne devem cumprir para fazer parte de nossa cadeia de fornecimento:
- Desmatamento zero
- Não desmatamento de florestas primárias ou áreas de alto valor de conservação
- Não desenvolvimento de áreas florestais com alto conteúdo de carbono
- Respeito pelos direitos humanos
- Respeito pelo direito de todas as comunidades
- Mediação em desacordos sobre direitos da terra através de um processo equilibrado e transparente
- Verificação da origem da produção de matéria-prima
- Apoio aos pequenos produtores, agricultores, proprietários de plantações e fornecedores para cumprir com este compromisso
Compromisso com as florestas
Implementado pelo Sistema McDonald’s em 2015, este compromisso estabelece duas metas para ser alcançadas por todos os mercados globalmente:
- Eliminar la deforestación de todos los productos prioritarios (carne vacuna, envases a base de fibra, café, aceite de palma y pollo) para 2020
- Eliminar o desmatamento de toda a cadeia de fornecimento para 2030
Como empresa responsável e marca líder do setor, todo o sistema McDonald’s assume o compromisso de usar sua escala para ajudar a proteger as florestas e a biodiversidade, reduzir a pegada de carbono e respeitar os direitos humanos.
Bem-estar animal
Temos o compromisso de adquirir ovos de galinhas livres de gaiolas até 2025 e, em 2023, atingimos 100% de aquisição, por meio do sistema Cage-Free, no Brasil, Costa Rica, Colômbia e Peru, além de contar com outros países em processo de transição. Atualmente, 10,8% do nosso consumo total de ovos já são de galinhas livres de gaiolas.
Na prática, esse sistema de criação prioriza o bem-estar animal para que as aves possam expressar seu comportamento natural livremente. Além disso, todo o manejo é feito em um ambiente controlado, com uma alimentação balanceada, prezando pela segurança e proteção das aves.
Trabalhamos para garantir processos de criação livres de maus-tratos e com os melhores padrões de qualidade de vida para os animais. Para isso, 100% dos nossos fornecedores de carne bovina, suína, de aves e galinhas poedeiras são auditados* em suas práticas de bem-estar animal.
*Os abatedouros de frango, bovino e suíno são auditados anualmente por empresas de auditoria externa sob os protocolos de Boas Práticas de Produção, Norma HACCP, Requisitos de Rastreabilidade e Normas de Auditoria de Saúde e Bem-Estar Animal. Todos os frigoríficos de carne bovina são auditados pelo protocolo BSE Firewall e a SWA Auditoria fiscaliza todos os nossos fornecedores de proteína. Mais detalhes disponíveis no Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável.

Nossas linhas de atuação
Auditamos o manejo de cada um dos animais, o fornecimento de antibióticos e demais aspectos conforme as diretrizes da organização.
Promovemos a produção sustentável da soja utilizada para a alimentação dos frangos.
Nosso trabalho ao longo dos anos
1990
Desenvolvimento, a nível mundial, de um conjunto de princípios em prol da saúde e do bem-estar dos animais.
2018
No Brasil, eliminamos o uso de antibióticos em todo frango servido em nossos restaurantes.
2019
Em 2021, fomos a única empresa do setor na Categoria Bronze no Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais, promovido pela Mercy for Animals, pela nossa atuação com Cage Free Eggs.
Parcerias com compromissos públicos sobre a compra de ovos de galinhas livres de gaiolas.
Desde então, a iniciativa tem sido tratada como prioridade dentro e fora da Companhia, pois não só buscamos ampliar e fortalecer nossa atuação, como também influenciamos constantemente a nossa cadeia e os nossos fornecedores. Atualmente (2021), temos parceiros como a Marfrig, BRF, Aryzta, Bimbo, entre outros, comprometidos publicamente com essa compra mais sustentável.
2020
Auditamos as práticas de bem-estar animal em 89 fornecedores das categorias de carne, aves de criação, porco e galinhas poedeiras.
2021
Em 2021, fomos a única empresa do setor na Categoria Bronze no Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais, promovido pela Mercy for Animals, pela nossa atuação com Cage Free Eggs.
2021
100% de nossos fornecedores de carne bovina, porco, aves e galinhas poedeiras foram auditados por suas práticas de bem-estar animal.
2022
A Costa Rica foi o primeiro país da região a fazer a transição para ovos de galinhas livres de gaiola.
Campos insignia
Destacamos a tarefa de nossos produtores que desenvolvem iniciativas sustentáveis e os capacitamos para que possam compartilhar essas práticas com seus colegas.
Nosso caso no Brasil
Fontes certificadas
Nos aseguramos de que los proveedores de nuestras materias primas cuenten con certificados de sustentabilidad correspondientes a cada sector.
Nossas matérias-primas certificadas:
Café: 100% de nosso café vem de fontes sustentáveis e é certificado pela Rainforest Alliance, UTZ, Fair Trade USA ou Fair Trade International Certification.
Peixe: 100% do peixe servido no Brasil, Costa Rica, Panamá, Porto Rico e as Ilhas Virgens conta com certificação.
Azeite de dendê: não usamos azeite de dendê. O uso por parte dos fornecedores se encontra 100% certificado.
Embalagens: trabalhamos para certificar que nossas embalagens venham de fontes sustentáveis e cumpram com práticas aprovadas de gestão de florestas. 100% de nossa embalagem à base de fibra tem certificação.