• needhelp@oxpitan.com
  • 666 888 0000

Abastecimento Sustentável

Abastecimento sustentável

Os ingredientes do nosso cardápio cumprem com os mais altos padrões de qualidade. Para nos certificar disso, trabalhamos constantemente no desenvolvimento de processos de produção que promovam o cuidado do meio ambiente e o respeito à saúde e o bem-estar dos animais.

Cada um dos nossos fornecedores cumpre com os requisitos estabelecidos no Código de Conduta para Fornecedores. Este documento inclui nossas diretrizes e princípios fundamentais em quatro áreas: 

Direitos Humanos – diretrizes de acordo com a Declaração de Direitos Humanos da ONU, que prevê liberdade de associação, práticas de emprego, tratamento justo e antidiscriminatório, entre outras.

Ambiente de Trabalho – garantir que todos os colaboradores recebam comunicação e treinamento sobre planos de emergência e práticas de trabalho seguras.

Gestão Ambiental – nossos fornecedores são responsáveis ​​por gerenciar, medir e minimizar o impacto ambiental de suas operações.

Integridade dos Negócios – diretrizes sobre avaliações, prática antissuborno, sigilo, entre outros.

Nossas iniciativas

Carne sustentável

Assumimos a responsabilidade de colaborar com o setor para direcioná-lo no caminho de processos de produção mais sustentáveis, que protejam o meio ambiente e o bem-estar dos animais. Em parceria com instituições referências da indústria, fazemos parte dos principais grupos de trabalho para liderar as mudanças no setor pecuário.
Nosso trabalho ao longo dos anos
2011
2016
2017
2019
2020

2011

McDonald’s Corporation se torna membro fundador.


Começamos a trabalhar com as principais lideranças da indústria.

2016

Somos a primeira empresa do setor a ter carne sustentável.

2017

Impulsionamos sua criação e, desde 2019, fazemos parte da comissão diretiva.

2019

Quadruplicamos nossa produção de carne sustentável no Brasil.

2020

No Brasil, só servimos carne de fornecedores que aderem aos princípios e critérios da Global Roundtable for Sustainable Beef (GRSB).

Desmatamento

Somos a única companhia do setor que possui e cumpre a Política de Abastecimento de Carne Livre de Desmatamento, que monitora e rastreia toda sua carne, do campo até a mesa dos clientes.

Trabajamos cerca de nuestros proveedores y aliados para garantizar que nos abastecemos de materias primas que no fomentan esta práctica. Alineados a los criterios y objetivos del “Compromiso con los bosques” del sistema McDonald’s, desde 2018 implementamos nuestra «Política de Abastecimiento de Carne Libre de Deforestación».

Nosso trabalho através dos anos
2007
2009
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2020
2021

2007

McDonald’s Corporation implementa a “Moratória da Soja no Amazonas”.

2009

Começamos a trabalhar para prevenir o desmatamento no Amazonas.

2013

Parceria para monitorar e rastrear a origem da carne bovina no Brasil e na Argentina.

2014

  • McDonald’s Corporation se alinha à Declaração de Nova York para as florestas.
  • McDonald’s Corporation anuncia seu objetivo de aquisição de carne sustentável.
  • Começamos a trabalhar no projeto “Alta Floresta” de Novo Campo, no Brasil.

2015

  • McDonald’s Corporation implementa seu “Compromisso com as Florestas”.
  • Primeiras visitas ao projeto em Novo Campo, no Brasil.

2016

Parceria para a compra do primeiro lote de carne sustentável proveniente do projeto em Novo Campo, no Brasil.


Apoio ao McDonald’s Corporation para o desenvolvimento da “Política de Abastecimento de Carne bovina livre de desmatamento”.

2017

  • Conformamos o “Beef+Forests Working Group” com o McDonald’s Corporation, a AgroTools e a Proforest e com nossos fornecedores.
  • Estabelecemos as frente de atuação para os fornecedores da área do Cerrado no Brasil.
  • Nos unimos à CDP Supply Chain Forests com o McDonald’s Corporation como membros fundadores.
  • McDonald’s Corporation declara seu apoio ao Manifesto Cerrado junto a outras empresas globais.

2018

  • Implementamos nossa “Política de Abastecimento de Carne Livre de Desmatamento” no Brasil e na Argentina.
  • Iniciamos o processo de verificação da procedência da matéria-prima do Cerrado, no Brasil.

2020

Garantimos que a carne seja de campos onde o desmatamento é evitado, tanto no Brasil quanto na Argentina.

2021

99,7 % da carne vinda da Argentina e do Brasil cumprem com a Política de Carne Livre de Desmatamento do McDonald’s. 

Política de Abastecimento de Carne Livre de Desmatamento Implementada desde 2018 e desenvolvida com base no “Compromisso com as florestas” do sistema McDonald’s, nossa política estabelece as metas de trabalho e os critérios que devem os fornecedores de carne devem cumprir para fazer parte de nossa cadeia de fornecimento:
  • Desmatamento zero
  • Não desmatamento de florestas primárias ou áreas de alto valor de conservação
  • Não desenvolvimento de áreas florestais com alto conteúdo de carbono
  • Respeito pelos direitos humanos
  • Respeito pelo direito de todas as comunidades
  • Mediação em desacordos sobre direitos da terra através de um processo equilibrado e transparente
  • Verificação da origem da produção de matéria-prima
  • Apoio aos pequenos produtores, agricultores, proprietários de plantações e fornecedores para cumprir com este compromisso
Compromisso com as florestas Implementado pelo Sistema McDonald’s em 2015, este compromisso estabelece duas metas para ser alcançadas por todos os mercados globalmente:
  • Eliminar la deforestación de todos los productos prioritarios (carne vacuna, envases a base de fibra, café, aceite de palma y pollo) para 2020
  • Eliminar o desmatamento de toda a cadeia de fornecimento para 2030
Como empresa responsável e marca líder do setor, todo o sistema McDonald’s assume o compromisso de usar sua escala para ajudar a proteger as florestas e a biodiversidade, reduzir a pegada de carbono e respeitar os direitos humanos.

Bem-estar animal

Trabalhamos para garantir processos de criação livres de maus-tratos e com os melhores padrões de qualidade de vida para os animais. Para isso, 100% dos nossos fornecedores de carne bovina, suína, de aves e galinhas poedeiras são auditados* em suas práticas de bem-estar animal.

*Os abatedouros de frango, bovino e suíno são auditados anualmente por empresas de auditoria externa sob os protocolos de Boas Práticas de Produção, Norma HACCP, Requisitos de Rastreabilidade e Normas de Auditoria de Saúde e Bem-Estar Animal. Todos os frigoríficos de carne bovina são auditados pelo protocolo BSE Firewall e a SWA Auditoria fiscaliza todos os nossos fornecedores de proteína. Mais detalhes disponíveis no Relatório de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável.

Nossas linhas de atuação
  • Auditamos o manejo de cada um dos animais, o fornecimento de antibióticos e demais aspectos conforme as diretrizes da organização.
  • Promovemos a produção sustentável da soja utilizada para a alimentação dos frangos.
Nosso trabalho ao longo dos anos
1990
2018
2019
2020
2021
2021

1990

Desenvolvimento, a nível mundial, de um conjunto de princípios em prol da saúde e do bem-estar dos animais.

2018

No Brasil, eliminamos o uso de antibióticos em todo frango servido em nossos restaurantes.

2019

Em 2021, fomos a única empresa do setor na Categoria Bronze no Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais, promovido pela Mercy for Animals, pela nossa atuação com Cage Free Eggs.


Parcerias com compromissos públicos sobre a compra de ovos de galinhas livres de gaiolas.

Desde então, a iniciativa tem sido tratada como prioridade dentro e fora da Companhia, pois não só buscamos ampliar e fortalecer nossa atuação, como também influenciamos constantemente a nossa cadeia e os nossos fornecedores. Atualmente (2021), temos parceiros como a Marfrig, BRF, Aryzta, Bimbo, entre outros, comprometidos publicamente com essa compra mais sustentável.

2020

Auditamos as práticas de bem-estar animal em 89 fornecedores das categorias de carne, aves de criação, porco e galinhas poedeiras.

2021

Em 2021, fomos a única empresa do setor na Categoria Bronze no Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais, promovido pela Mercy for Animals, pela nossa atuação com Cage Free Eggs.

2021

100% de nossos fornecedores de carne bovina, porco, aves e galinhas poedeiras foram auditados por suas práticas de bem-estar animal.

Campos insígnia

Destacamos a tarefa de nossos produtores que desenvolvem iniciativas sustentáveis e os capacitamos para que possam compartilhar essas práticas com seus colegas. 

 
Nosso caso no Brasil
Em 2018, Caio Penido herdou a Fazenda Água Viva e a Fazenda Lago Azul. Juntas, as duas fazendas abrangem 5.070 hectares (12.523 acres), com 62% da terra em produção agrícola e o 38% restante como reserva protegida. O enfoque de Caio é garantir que a fazenda prospere junto com a flora, a fauna e as florestas nativas, ao mesmo tempo em que maximiza o bem-estar dos funcionários e o bem-estar do gado. “Reconhecemos que a inovação e a melhoria constante são vitais para nosso sucesso. Nós nos esforçamos constantemente por descobrir e adotar novas práticas e tecnologias que podem nos ajudar a melhorar a sustentabilidade do nosso negócio”.

Fontes certificadas

Nos aseguramos de que los proveedores de nuestras materias primas cuenten con certificados de sustentabilidad correspondientes a cada sector.

Nossas matérias-primas certificadas:
  • Café: 98,5 % de nosso café vem de fontes sustentáveis e é certificado pela Rainforest Alliance, UTZ, Fair Trade USA ou Fair Trade International Certification.
  • Peixe: 100% do peixe servido no Brasil, Panamá, Porto Rico, na Costa Rica e nas Ilhas Virgens.
  • Azeite de dendê: Não usamos azeite de dendê. O uso por parte dos fornecedores se encontra 100% certificado.
  • Embalagens: trabalhamos para certificar que nossas embalagens venham de fontes sustentáveis e cumpram com práticas aprovadas de gestão de florestas. 100% de nossa embalagem à base de fibra tem certificação.

Nossos compromissos para o futuro