• needhelp@oxpitan.com
  • 666 888 0000

Economia Circular

Economia circular

Trabalhamos para prolongar a vida útil dos resíduos gerados, implementando soluções circulares em nossas operações. Promovemos sua reciclagem e a posterior reutilização, proporcionando benefícios para a sociedade e para o meio ambiente.

Para isso, desenvolvemos ações como a inovação no design de embalagens e a eliminação de plástico de um só uso.

Nossas iniciativas

Reutilização de materiais

Com o objetivo de minimizar o impacto da geração de resíduos de nossos restaurantes, desenvolvemos iniciativas que nos permitam recolher alguns elementos e reinseri-los na cadeia produtiva como matéria-prima.

Coletamos o óleo de nossas cozinhas para garantir sua correta destinação e o transformamos em biodiesel e sabonete em alguns mercados.

  • Mais de 2000 toneladas recuperadas em 2020.

Convertemos os restos de alimentos, frutas, chá, café e guardanapos de nossos escritórios em adubo para nossa horta e jardim, além de entregá-lo aos funcionários para que usem em casa.

  • Mais de 48 toneladas geradas em 1 ano.

Como parte das iniciativas implementadas em 2020, temos o projeto de logística reversa com a Axionlog na Colômbia, no qual conseguimos reincorporar à cadeia produtiva 54,3% do papelão que enviamos aos restaurantes.

  • Más de 45,5 toneladas recuperados en el año.

Todas as nossas embalagens vêm de fontes sustentáveis ​​e estão em conformidade com as práticas de manejo florestal aprovadas.

  • No Brasil, 100% delas contam com a certificação FSC ou PEFC.

Em parceria com a empresa israelense UBQ Materials, no Brasil substituímos parte das bandejas de nossos restaurantes por uma opção feita com um material termoplástico sustentável. Graças a um processo de produção e fabricação desenvolvido pela UBQ, os resíduos sólidos são reciclados e convertidos neste material mais favorável ao meio ambiente.

  • Cada tonelada de material evita a emissão de 12 toneladas de CO2.
  • Mais de 83 mil bandejas já foram distribuídas para os restaurantes no Brasil.

Saiba mais sobre esta parceria aquí.

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Realizamos capacitações para toda a companhia sobre geração, manipulação, controle e destinação responsável de resíduos. Além disso, implementamos procedimentos específicos para os locais de cada região.
Por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS), os funcionários de restaurantes recebem capacitação sobre o consumo consciente de água, energia, contabilização de emissões de GEI, separação de resíduos e educação para o desenvolvimento sustentável.
Nossas diretrizes de trabalho
  • Em 2019, avançamos com um projeto piloto no Brasil, em que os resíduos plásticos são separados por uma Cooperativa de Reciclagem e, depois de seu processamento, voltam aos restaurantes como bandejas feitas com plástico reciclado.
  • Em todos nossos escritórios substituímos os copos descartáveis por xícaras de porcelana reutilizáveis, o que nos permite reduzir de maneira considerável a geração deste tipo de resíduo.
  • Substituímos o papel tradicional por um ecológico, elaborado 100% de fibra de cana de açúcar e sem branqueadores químicos.

Nosso compromisso para o futuro