• needhelp@oxpitan.com
  • 666 888 0000

Economia Circular

Economia circular

Trabalhamos para prolongar a vida útil dos resíduos gerados, implementando soluções circulares em nossas operações. Promovemos sua reciclagem e a posterior reutilização, proporcionando benefícios para a sociedade e para o meio ambiente.

Para isso, desenvolvemos ações como a inovação no design de embalagens e a eliminação de plástico de um só uso.

Nossas iniciativas

Reutilização de materiais

Com o objetivo de minimizar o impacto da geração de resíduos de nossos restaurantes, desenvolvemos iniciativas que nos permitam recolher alguns elementos e reinseri-los na cadeia produtiva como matéria-prima.

Coletamos o óleo de nossas cozinhas para garantir sua correta destinação e o transformamos em biodiesel e sabonete em alguns mercados.

  • Em 2021, recuperamos mais de 2 milhões de litros de óleo de cozinha.

Convertemos os restos de alimentos, frutas, chá, café e guardanapos de nossos escritórios em adubo para nossa horta e jardim, além de entregá-lo aos funcionários para que usem em casa.

  • Mais de 48 toneladas geradas em 1 ano.

Entre algumas das nossas iniciativas, trabalhamos junto com os nossos fornecedores logísticos a fim de recuperar o papelão de nossos restaurantes para reciclá-lo e reutilizá-lo na geração de novas embalagens. O projeto está sendo implementado em diversos mercados de maneira gradativa. No ano de 2021, recuperamos mais de 93 toneladas de papelão na Colômbia e 54 toneladas no México, que foram reutilizadas em nossa cadeia de valor, proporcionando oportunidades de maximização do ciclo de vida do material e de redução de resíduos.

  • Mais de 147 toneladas de papelão recuperadas nesse ano. 
  • Cada tonelada de material, evita a emissão de 12 toneladas de CO2.

Todas as nossas embalagens vêm de fontes sustentáveis ​​e estão em conformidade com as práticas de manejo florestal aprovadas.

  • No Brasil, 100% delas contam com a certificação FSC ou PEFC.

Em parceria com a empresa israelense UBQ Materials, no Brasil substituímos parte das bandejas de nossos restaurantes por uma opção feita com um material termoplástico sustentável. Graças a um processo de produção e fabricação desenvolvido pela UBQ, os resíduos sólidos são reciclados e convertidos neste material mais favorável ao meio ambiente.

  • Cada tonelada de material evita a emissão de 12 toneladas de CO2.
  • Em parceria com a UBQ Materials, fabricamos mais de 100.000 bandejas termoplásticas feitas a partir de resíduos orgânicos.

Saiba mais sobre esta parceria aquí.

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

Realizamos capacitações para toda a companhia sobre geração, manipulação, controle e destinação responsável de resíduos. Além disso, implementamos procedimentos específicos para os locais de cada região.
Por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS), os funcionários de restaurantes recebem capacitação sobre o consumo consciente de água, energia, contabilização de emissões de GEI, separação de resíduos e educação para o desenvolvimento sustentável.
Nossas diretrizes de trabalho
  • Em todos nossos escritórios substituímos os copos descartáveis por xícaras de porcelana reutilizáveis, o que nos permite reduzir de maneira considerável a geração deste tipo de resíduo.
  • Nos últimos 4 anos, retiramos 48% dos plásticos de um só uso em nossos restaurantes.
  • Na Argentina, substituímos o papel tradicional por outro ecológico, feito 100% com fibra de cana de açúcar e sem branqueadores químicos.

Nosso compromisso para o futuro