• needhelp@oxpitan.com
  • 666 888 0000

Diversidade e Inclusão

Diversidade e inclusão

Somos uma companhia comprometida com a promoção de equipes de trabalho diversas e um ambiente que estimule o respeito a participação de todas as pessoas, impulsionando o desenvolvimento a partir das individualidades de cada um, favorecendo a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Com presença em 20 mercados da América Latina e do Caribe, com mais de 90 mil colaboradores, proporcionamos oportunidades para jovens a partir de 16 anos, o que representa uma grande diversidade geográfica, cultural e geracional.

Temos a responsabilidade de fornecer as condições necessárias para que nossa gente se sinta à vontade, segura e preparada diante de questões de D&I. Por isso, esse é um dos nossos pilares estratégicos e valores inegociáveis no dia a dia. Acreditamos que devemos acompanhar a sociedade em sua evolução e, ao mesmo tempo, continuar gerando valor para a grande diversidade de colaboradores com que contamos.

Nossas iniciativas

Comitê de Diversidade e Inclusão

O Comitê SOMOS tem o objetivo de gerar uma cultura de trabalho que motive nossas pessoas a alcançarem seu máximo potencial, independente de gênero, raça, idade, orientação sexual ou qualquer outra característica. Esse comitê, criado em 2018, conta com pessoas de diferentes áreas, níveis hierárquicos corporativos e dos restaurantes dos 20 mercados onde operamos e tem como responsabilidade promover um ambiente de trabalho seguro, diverso, inclusivo e respeitoso por meio da criação de políticas e ações afirmativas.
Nossas diretrizes de trabalho
O Comitê trabalha em 4 eixos principais, resultantes de um diagnóstico exaustivo realizado sobre a base de nossa população: Gênero, Relações Intergeracionais, Diversidade Sexual e Saúde e Bem-Estar são frentes que também configuram redes de trabalho, amplificando assim a diversidade de olhares e a participação de mais pessoas que confirmam seu compromisso com o propósito da companhia: a inclusão.

Através de nossa Rede de Mulheres AD, visamos promover a igualdade de oportunidades, dar visibilidades e empoderar o talento feminino. Com alcance em toda a América Latina, a Rede é um grupo multidisciplinar, sem hierarquias e transnacional, em prol de conscientizar e abrir espaços para o crescimento das mulheres a posições de liderança.

Assim, trabalhamos focados em:

  • Identificação dos obstáculos na carreira profissional das mulheres, trabalhando para criar consciência sobre os vieses e os micromachismos invisíveis.
  • Gerar ferramentas de aprendizagem com perspectiva de gênero, formando as líderes para que elas possam ser “Train the Trainers”.
  • Estabelecer canais em toda a organização que elevem a participação de todas as mulheres.
  • Reconhecer os talentos, gerando uma liderança com base em competências profissionais.
Nosso compromisso em números e reconhecimentos
  • 59% dos mais de 73 mil funcionários em toda a região são mulheres.
  • 55% das mulheres estão em cargos de liderança como Gerentes de Unidade de Negócios e parte da Equipe Gerencial de Operações.
  • Somos reconhecidos por instituições confiáveis de análise de clima no trabalho por oferecer os melhores espaços de trabalho para mulheres.
  • Reconhecimentos constantes às colaboradoras de toda a região por exercer um papel transformador, desenvolver talentos, criar um mundo inclusivo e contribuir para ações sustentáveis.
Nossas parcerias estratégicas

Colômbia
Fazemos parte do Programa de Certificação de Sistemas de Gestão com Equidade de Gênero (SGEG), com o governo da Colômbia, a fim de sermos reconhecidos com o Selo de Equidade de Gênero.

Chile
Realizamos um acordo para incluir a companhia no programa de Boas Práticas no Trabalho que conclui com a obtenção do “Selo Iguala Conciliação”, promovido pelo Serviço Nacional de Normalização do Governo do Chile (SERNAM).

ONU – Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs)
Aderimos ao programa “GanHa-GanHa: a igualdade de gênero é um bom negócio”, coordenado pela ONU Mulheres, que visa promover a igualdade de gênero no setor privado e aumentar o empoderamento econômico e a liderança das mulheres, como base para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo.

Para continuar progredindo nesta temática, também assumimos um compromisso público com a assinatura e o apoio aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), criados pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, em 2010, que são a plataforma para que as empresas privadas e suas organizações representativas coloquem em andamento medidas, adotem políticas e invistam na promoção da igualdade no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade.

Assinamos acordos com o Programa das Nações Unidas “ONU Mulheres” no Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e estamos trabalhando para ingressar nos demais mercados onde operamos.

Outras parcerias
Temos parcerias com ONGs e órgãos governamentais para obter autodiagnósticos e assim avaliar nossas práticas de equidade de gênero:
  1. Conseguir os resultados de nossa adesão ao programa da ONU “MULHERES WEPS-GANHA-GANHA” nos seguintes países: Argentina, Brasil, Costa Rica, Panamá, México e Uruguai.
  2. No Chile, obter o Selo Iguala Conciliação, outorgado pelo Ministério da Mulher.
  3. Na Colômbia, buscamos o Certificado em Equidade no Trabalho com Enfoque de Gênero, em conjunto com o Ministério do Trabalho.
Com o objetivo de potencializar a cultura organizacional de um ambiente diverso, inovador e de confiança, valorizando as características de cada geração, iniciamos um processo a nível regional para compreender melhor as necessidades reais das pessoas e poder construir o mapa intergeracional da companhia.

Além disso, impulsionamos as novas gerações ao longo de seu crescimento profissional e pessoal, proporcionando oportunidades para reduzir as barreiras e diminuir o desemprego juvenil.

Nossas diretrizes de trabalho
Realizamos encontros de conscientização e conversas com diferentes lideranças da companhia e dialogamos sobre os problemas e as oportunidades que precisamos aprofundar.
Conformação de Comunidade de Fazedores LatAm

Cada divisão trabalha em profundidade uma ação que primeiro é testada nesses mercados e depois é exportada para toda a região:

  • SLAD e NOLAD: Mentoring Inverso, Vieses inconscientes
    e Convivencia Convivência geracional na AD + demográficos
  • Brasil: Live Session
Comprometidos com a diversidade, visamos promover o sentimento de pertencimento do coletivo LGBTI+ não só dentro da companhia, mas também nas comunidades onde operamos.
Nossas diretrizes de trabalho

Guia LGBTI+

Depois de um novo diagnóstico com foco na diversidade sexual, em 2019 lançamos o Guia LGBTI +, um documento que declara nosso posicionamento sobre a diversidade sexual e tem como objetivo:

  • Promover um ambiente de trabalho aberto à diversidade sexual e garantir espaços livres de toda discriminação.
  • Prevenir atitudes e ações preconceituosas que possam ter como consequência a exclusão, o medo, o ódio e a rejeição de pessoas LGBTI+ ou que permitam práticas e atos de discriminação ou violência contra elas.
  • Estabelecer critérios de atuação diante de manifestações discriminatórias – diretas ou indiretas – e situações de agressão ou violência motivadas por razões de orientação sexual (OS), identidade de gênero (IG) e/ou expressão de gênero (EG) que ocorram dentro da organização.

Veja mais.

Rede Orgulho Arcos

Criada em abril de 2021, essa equipe multidisciplinar tem como objetivo pautar a diversidade de identidades sexuais que fazem parte da companhia e das comunidades onde operamos, mapeando oportunidades de melhoria na experiência de clientes e funcionários.

Formação sobre Diversidade

Desenvolvemos programas de educação focados em diversidade e inclusão na Hamburger University (HU), nossa Universidade Corporativa.

  • Diversidade e Inclusão – Orgulho LGBTI+: 693 participantes, 94,64% de satisfação na avaliação.
  • Vieses Inconscientes – Como você lida com o que é diferente para você?: 686 participantes, 95,54% de satisfação na avaliação.
Nossas parcerias estratégicas
Reforçando nosso compromisso com a Diversidade e a Inclusão, fazemos parte do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Este movimento empresarial do Brasil conta com 10 compromissos que têm como objetivo promover e respeitar os direitos das pessoas LGBTI+.
Visamos promover o bem-estar integral, dentro e fora do espaço de trabalho, todos os dias. Desde março de 2020, as propostas do programa foram reformuladas de acordo com realidade imposta pela pandemia, mantendo três eixos principais:
  • Exames preventivos de saúde: dia para check-up médico anual, trailer médico, serviço online e assistência de contenção psicológica.
  • Atividade física: Academia AD (aulas presenciais / online), parceria com o Gympass e o Team Running.
  • Hábitos saudáveis: campanhas de conscientização e ciclo de palestras e oficinas sobre hábitos saudáveis conduzido por especialistas.

Pessoas com Deficiência

Na Arcos Dorados, fomentamos a inclusão e a acessibilidade social. Continuamente e em todas as áreas da companhia, promovemos a cultura do trabalho em equipe, o respeito, a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Atualmente, contamos com mais de 1.800 funcionários com deficiência. Nos últimos dois anos, mais de 4 mil horas de capacitação teórica para pessoas com deficiência foram ministradas pela HU.

Saiba mais aquí.

Nossas parcerias estratégicas

Graças ao trabalho junto com diferentes organizações não governamentais promovemos a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho e impulsionamos assim sua integração social.

No Brasil, temos importantes chancelas de nossa atuação:

Recebemos o Prêmio Reconhecimento Global – Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência, concedido pela ONU pela nossa atuação pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. E em 2021, conquistamos o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, da Prefeitura de São Paulo, pelo programa Inclusão Além da Cota.

Raça

Além disso, no Brasil, trabalhamos a pauta racial como uma das frentes prioritárias dentro da estratégia de Diversidade & Inclusão. Um dos resultados de nossas iniciativas nesse pilar é que 36% das promoções em 2020 foram conquistadas por mulheres declaradas negras. Além disso, elas representam 25% das pessoas promovidas para cargos de liderança entre 2020 e 2021. 

Nossas parcerias estratégicas

Nosso compromisso conta com a adesão ao MOVER, movimento com foco em empregabilidade, conscientização e promoção da diversidade racial. Junto a outras grandes empresas, temos como objetivo gerar 10 mil novas posições de liderança para pessoas negras e gerar oportunidades para 3 milhões de pessoas nos próximos anos.

 

Nosso compromisso para o futuro