Apagamos as fachadas dos nossos restaurantes em apoio à Hora do Planeta
No sábado 25 de março, desligamos as luzes das fachadas ou dos letreiros de nossos restaurantes por uma hora. A ação foi realizada pelo 15º ano consecutivo e sinaliza o nosso apoio à Hora do Planeta, campanha global da WWF que movimenta milhares de pessoas em uma grande discussão sobre a importância de agir pelo planeta e conscientizar sobre as mudanças climáticas. O gesto simbólico de apoio à campanha tem o objetivo de reforçar o trabalho consistente que realizamos a partir da Receita do Futuro, nossa estratégia ESG.
A plataforma reúne metas e compromissos socioambientais, inclusive em relação às mudanças climáticas, e evolui a cada ano. Um dos aspectos que avançamos nesse período de apoio à campanha foi nossa estratégia de diversificação da matriz energética, com foco em fontes renováveis. Atualmente, 52% dos restaurantes McDonald’s próprios são abastecidos por energia limpa. A inauguração de usinas fotovoltaicas e a adesão ao mercado livre de energia são as iniciativas que contribuíram para a empresa alcançar a marca.
“Nossa escala tem o poder potencializar as iniciativas que colocamos em prática, ampliando o impacto que geramos. Neste sábado, com todas as fachadas apagadas, esperamos inspirar e conscientizar os clientes sobre a importância das temáticas levantadas pela Hora do Planeta e reforçar o nosso compromisso de ser uma parte ativa da luta contra o aquecimento global”, comenta Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Mudanças Climáticas
Tendo como pilares a promoção da economia circular, o combate às mudanças climáticas e o incentivo à uma cadeia de suprimentos mais sustentável, além de diversos aspectos sociais, a Receita do Futuro atua de forma holística diante dos desafios da sociedade e dos temas de maior impacto na nossa operação. Entre as metas, está o objetivo de reduzir em 36% as emissões de gases de efeito estufa de nossa operação direta, além de 31% das emissões de toda nossa cadeia, até 2030.
Em 2022, atrelamos essas metas ao nosso primeiro bônus vinculado à sustentabilidade, o Sustainability Linked Bond (SLB). Com a emissão do SLB, nos tornamos a primeira do setor de restaurantes a associar um instrumento financeiro com objetivos ambientais. A iniciativa consiste na emissão de instrumentos de dívida que têm como objetivo fazer com que o emissor se comprometa a cumprir metas de ESG definidas a partir de indicadores-chave de desempenho, em troca de taxas mais atraentes.
Além da diversificação da matriz energética com foco em fontes renováveis, também mantemos uma diretriz com 25 iniciativas sustentáveis mandatórias para a inauguração ou remodelação de restaurantes. Entre os itens que compõem a lista, estão diversos aspectos que promovem a eficiência energética dos restaurantes, como o uso de ar-condicionado de baixo consumo de energia e de aquecedor solar de água, iluminação LED com sensores, telhados com isolamento térmico e outras.