• needhelp@oxpitan.com
  • 666 888 0000
Do campo à mesa: Revelamos a origem dos nossos alimentos em nova websérie

Do campo à mesa: Revelamos a origem dos nossos alimentos em nova websérie

Somos conhecidos por um cardápio com itens icônicos, mas muitos desconhecem a jornada que cada ingrediente percorre até chegar aos mais de 1.100 restaurantes do McDonald’s que temos no Brasil. Para dar visibilidade a essa cadeia de produção, lançamos a websérie “Do campo à mesa: qualidade que inspira”, que explora a origem e qualidade de três dos nossos produtos essenciais: carne bovina, alface e café.

O projeto conta com três episódios gravados diretamente nas fazendas, campos e fábricas de nossos fornecedores parceiros, revelando os bastidores do processo produtivo. A iniciativa reforça nosso compromisso contínuo com a transparência. “Para nós, transparência é um valor inegociável e, por isso, além de abrirmos nossas cozinhas, agora também estamos abrindo as portas dos nossos fornecedores. Nosso objetivo é tornar acessível o que muitas vezes é invisível para o consumidor final, construindo reputação e fortalecendo a relação de confiança com nossos clientes”, afirma Mariana Scalzo, diretora de comunicação corporativa da Arcos Dorados no Brasil.

Para conhecer a produção da bebida que servimos em nossos McCafés, fomos até a Fazenda Rio Brilhante, localizada em Coromandel, no Cerrado Mineiro. Esse episódio destaca os processos de colheita, beneficiamento e rigorosos testes de qualidade pelos quais os grãos passam. Bruna Mendes, gerente do segmento de café no Brasil, reforça as características do café que oferecemos, 100% arábica. “O arábica é a variedade escolhida para todas as nossas operações. Um café com características mais delicadas e doces, que entrega um nível superior de qualidade.”


No episódio gravado em Sumidouro, no Rio de Janeiro, o público tem a oportunidade de conhecer de perto como nossa alface é cultivada e processada, garantindo o sabor e a qualidade que encontram em nossos restaurantes. A captação ocorreu nos campos de alface americana e na fábrica de processamento do Grupo JFC, nosso principal parceiro no processamento desse ingrediente no país. Após 90 dias no campo, a alface é enviada para a fábrica, onde passa por corte, sanitização, verificação de qualidade e embalagem.


A produção da carne bovina utilizada em nossos icônicos sanduíches, como o Big Mac e o Quarteirão, também foi tema de um episódio especial. A Fazenda São José, localizada em Quintana (SP), é uma das nossas fornecedoras da matéria-prima para os hambúrgueres, onde o manejo responsável dos animais e a preservação ambiental são prioridades. Além disso, revelamos os bastidores da fábrica de hambúrgueres da Marfrig, situada em Bataguassu (MS), nossa fornecedora exclusiva e a maior produtora de hambúrgueres do mundo.


Além de oferecer produtos de qualidade que atendem aos rigorosos padrões de segurança alimentar, impulsionamos o desenvolvimento de nossos parceiros e produtores ao adquirir matéria-prima nacional.

Sustentabilidade de ponta a ponta

Na série, evidenciamos como nosso compromisso socioambiental está presente em toda a cadeia produtiva. Nosso café, por exemplo, possui a Certificação Rainforest Alliance, que assegura práticas sustentáveis ao longo de sua produção. No cultivo da alface, a auditoria Grasp (Global Risk Assessment on Social Practices) monitora a responsabilidade social nos campos. Além disso, só adquirimos produtos de campos certificados pelo GlobalG.A.P., que garante o cumprimento de boas práticas agrícolas.

Para a carne bovina, adotamos uma política própria de compra livre de desmatamento. Essa política exige que os fornecedores diretos sigam diretrizes rigorosas quanto ao combate ao desmatamento, à proteção de terras indígenas e de unidades de conservação, além do respeito aos direitos humanos. O monitoramento é feito via satélite e, desde 2020, 100% da carne utilizada é rastreada.

“Atuamos para desenvolver uma cadeia de abastecimento cada vez mais responsável, e nossos fornecedores desempenham um papel fundamental nesse processo. Trabalhamos em estreita colaboração com eles, alinhando compromissos para garantir que o impacto positivo se estenda a todas as etapas”, explica Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Social do Arcos Dorados no Brasil.