• needhelp@oxpitan.com
  • 666 888 0000
Fomos premiados com Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador

Fomos premiados com Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador

Mais um ano, recebemos o Selo da Diversidade Étnico-Racial, concedido pela Prefeitura de Salvador. A iniciativa tem como objetivo reconhecer as iniciativas de equidade racial, criação de oportunidades e incentivo ao desenvolvimento dos nossos profissionais que se identificam como pretos e pardos na capital baiana.

A Diversidade & Inclusão é uma pauta prioritária para nós e que rege um dos pilares de atuação ESG da nossa companhia. Sendo assim, como reflexo dos nossos esforços, entre janeiro e outubro de 2022, tivemos 62% das promoções concedidas ao nosso quadro de funcionários no Brasil conquistadas por pessoas que se identificam como pretas e pardas, o que totaliza mais de 2,3 mil pessoas. Em Salvador, 90% dos colaboradores se declaram pardo e preto. Já no quadro gerencial, são 85%. Estes dados refletem atitudes que são intrínsecas à nossa rotina de recrutamento e seleção, com foco no talento e o compromisso de gerar oportunidade para todas as pessoas, além dos treinamentos e capacitações que as permitem desenvolver suas carreiras.

Durante este ano, nossa Diretoria de Gente, Diversidade e Inclusão, liderou a realização de um novo censo interno, com o objetivo de atualizar o retrato demográfico de nossas pessoas. Essa é uma importante ferramenta para que a nossa estratégia ESG, Receita do Futuro, esteja em linha com a realidade de nossas pessoas e seja assertiva, gerando verdadeiros impactos positivos na sociedade.

Além dos dados de promoções, o censo revelou que 62% do nosso quadro de funcionários é composto por pessoas que se identificam como pretas ou pardas, acima da fatia desse grupo na população brasileira, que é de 56%. Esse número reforça a responsabilidade que temos enquanto uma das companhias que mais gera oportunidades de emprego formal para jovens no país.

Também realizamos uma série de ações internas relacionadas ao eixo racial, como treinamentos, letramento e conscientização que contribuem para o desenvolvimento da consciência racial, impactando milhares de pessoas. Alguns exemplos são: organização do Webinar Diversidade e Respeito, treinamentos de Prevenção à violência, Vieses Inconscientes e Lugar de Trabalho Seguro, Respeitoso e Inclusivo, distribuição de uma cartilha abordando pontos como combate ao racismo, termos de linguagem inadequados, dicas de como agir de maneira mais consciente e inclusiva, entre outros assuntos e dados. Todas essas iniciativas ocorrem em conjunto com a política de tolerância zero, que adotamos com relação a condutas discriminatórias, racistas, homofóbicas e de qualquer outra natureza preconceituosa.

Além disso, por meio de ações afirmativas e da nossa participação no MOVER, Movimento pela Equidade Racial, estamos comprometidos em ampliar as oportunidades de emprego e cargos de liderança para pessoas negras, bem como à promoção de um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e acolhedor.

Este resultado mostra como os nossos esforços estão gerando transformações significativas nas regiões onde atuamos.

Foto: Jaqueline Arlinda Sacramento (Gerente de Unidade e Negócio), Odetina Novaes (Analista de Gente, Diversidade & Inclusão) , Juliana Oliveira (Gerente Selecionadora)