• needhelp@oxpitan.com
  • 666 888 0000
No Chile, vamos recuperar 360 quilos de máscaras utilizadas em nossos restaurantes a fim de transformá-las em bandejas

No Chile, vamos recuperar 360 quilos de máscaras utilizadas em nossos restaurantes a fim de transformá-las em bandejas

O Programa “Plano Máscaras”, será desenvolvido em 3 restaurantes localizados na região do BioBío e em 12 restaurantes da Região Metropolitana, o que evitará que, neste ano, aproximadamente 90.000 máscaras se transformem em lixo.

A chegada da pandemia nos obrigou a utilizar elementos plásticos de proteção como as máscaras, que constituem o principal método de prevenção de contágio por COVID-19. No entanto, devido ao volume de máscaras que a população precisou para se proteger, elas se tornaram um resíduo que provoca grandes problemas para o meio ambiente, já que, por causa da sua composição, praticamente não se degradam.

Diante desta problemática, no Chile, nós nos comprometemos com o projeto impulsionado pela Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) da Universidade de Concepción, para dar uma segunda vida às máscaras descartáveis utilizadas durante a operação, e graças a isso, nós nos tornamos a primeira empresa da indústria de comida rápida do país em procurar uma solução inovadora para esta problemática ambiental.


“As máscaras foram sem dúvida um dos elementos mais importantes dentro de nossa operação durante a pandemia, mas sabemos o quão daninhas que elas podem ser para o planeta, por isso estamos comprometidos com este programa que nos permite dar uma segunda vida às máscaras descartáveis e contribuir para a redução destes resíduos em nosso país”.

Lorena Talma, Gerente de Comunicações Corporativas Arcos Dorados Chile.

O programa “Plano Máscaras” chega a fortalecer nossa Receita do Futuro, através da qual buscamos ser parte ativa dos grandes problemas da sociedade, sempre proporcionando respostas inovadoras como esta. Também faz parte de outras importantes iniciativas desenvolvidas no Chile nesta matéria, como a eliminação de talheres plásticos, com o qual se estima a redução de 50 toneladas destes resíduos e a eliminação de canudinhos, com o qual conseguimos eliminar cerca de 30 toneladas de plástico.


“A Arcos Dorados vai coletar máscaras em 15 de seus restaurantes e a UDT vai valorizálas, por meio de um processo que inclui a desinfeção, moagem, peletização e transformação, em bandejas para ser utilizadas na operação dos restaurantes. A Arcos Dorados se torna assim a primeira empresa de comida rápida do país em reciclar máscaras, evitando a geração de resíduos e incorporando uma nova matéria prima ao mercado, no marco dos princípios de uma Economia Circular”.

Alex Berg, diretor executivo de UDT.

A iniciativa será desenvolvida nos 3 restaurantes localizados em Concepción e em 12 restaurantes da Região Metropolitana, com o qual se estima a recuperação e reciclagem de cerca de 90 mil máscaras neste ano, o que equivale a cerca de 360 quilos que não se tornarão resíduos e que serão transformados em bandejas, as quais vão voltar ao restaurante para serem utilizadas no dia a dia.