• needhelp@oxpitan.com
  • 666 888 0000
Cinco iniciativas de reciclagem no McDonald’s que você não conhecia

Cinco iniciativas de reciclagem no McDonald’s que você não conhecia

No ano 2018, demos a conhecer a “Receita do Futuro”, nosso guia de compromissos socioambientais, que contribui para resolver alguns dos desafios mais importantes da atualidade. Um deles é a transição para a economia circular por meio da reciclagem de resíduos aproveitáveis.

Algumas das nossas recentes iniciativas que adicionamos para gerenciar de maneira eficiente nossos recursos:

1. No Chile, transformamos máscaras descartadas em bandejas

Por causa da composição plástica, as máscaras que foram tão utilizadas durante a pandemia se tornaram um problema para o meio ambiente. Por isso, o McDonald’s Chile se uniu ao projeto da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) da Universidade de Concepción, para dar uma segunda vida às máscaras descartáveis, transformando-as em bandejas que serão utilizadas nos restaurantes.

A iniciativa foi implementada em 15 restaurantes do país, com o qual se calcula a recuperação e reciclagem de cerca de 90 mil máscaras em 2022. Quer dizer, assim evitaremos que 360 quilos de máscaras se tornem lixo plástico.

2. Colômbia: uma solução para a reciclagem de embalagens do McDelivery

O McDonald’s Colômbia se uniu à plataforma iFood e à startup de economia circular Amazóniko para lançar em Bogotá “Faça Circular”: uma comunidade de reciclagem colaborativa para nossos consumidores do McDelivery. Ao se cadastrarem no projeto, os clientes recebem em casa, de forma gratuita, um kit de reciclagem com as instruções para começar a separar seus resíduos e programar a coleta gratuita dos recicláveis em casa.

Poucos meses após o lançamento, os resultados são muito encorajadores. Com mais de uma centena de casas envolvidas, já recuperamos cerca de meia tonelada de material para reciclar, evitando o corte de até 100 árvores

3. No Brasil, fazemos bandejas com os resíduos dos restaurantes

O McDonald’s Brasil substituiu as bandejas de plástico utilizadas nos restaurantes por uma versão sustentável, realizada com um material amigável com o meio ambiente. As novas bandejas representam o primeiro passo em nossa parceria com UBQ Materials, uma empresa israelense que transforma os resíduos domésticos como papel, papelão e plásticos mistos em um termoplástico, gerando assim um impacto positivo no meio ambiente.

Com o uso destas bandejas evitamos que mais de 1.200 kg de resíduos sejam eliminados em aterros sanitários.

4. Merchandising sustentável no Uruguai

Com o lema “Vamos transformar nossos resíduos em oportunidade”, no Uruguai, lançamos uma iniciativa para reciclar materiais de cartazes e uniformes em desuso do nosso crew para transformá-los em objetos de merchandising, conseguindo uma disposição responsável e criativa destes elementos.

5. Na Colômbia, as cabines EcoBox te premiam por reciclar

Em parceria com a Postobón, a Coca-Cola e a Tetra Pak, o McDonald’s Colômbia está instalando máquinas inteligentes EcoBox nos restaurantes do país. Esses dispositivos, inicialmente disponíveis em 5 locais, permitem a coleta de resíduos como garrafas, latas de alumínio e embalagens Tetra Pak, entre outros. Além disso, os consumidores que as utilizam recebem pontos que podem acumular para depois trocar por produtos do McDonald’s.

Calcula-se uma coleta mensal de 1,2 toneladas de materiais aproveitáveis com as primeiras cinco máquinas.