Mulheres negras representam 40% das pessoas promovidas na nossa operação Brasil em 2022
Nos primeiros meses de 2022, 40% das nossas oportunidades de promoção foram conquistadas por mulheres negras. Esse número, que representa a soma do total de promoções nos nossos escritórios e restaurantes do Brasil, demonstra a consistência e evolução no desenvolvimento dessas profissionais na empresa, visto que em 2021 sua parcela foi de 37% do total de promoções.
Quando olhamos apenas para 2021, as mulheres negras representaram 30% das pessoas promovidas a cargos de liderança no Brasil, considerando funcionárias da companhia e gerência dos restaurantes, o que equivale a 25% das posições totais de liderança no mesmo período. Estes dados refletem atitudes que são intrínsecas à nossa rotina de recrutamento e seleção, com foco no talento e o compromisso de gerar oportunidade para todas as pessoas, além dos treinamentos e capacitações que as permitem desenvolver suas carreiras. Nosso olhar para os processos de promoção interna também gera um impacto, já que são abertos à candidatura de todas as pessoas, acontecendo de maneira transparente e espelhando o foco nas habilidades necessárias para cada função, de modo que todas as pessoas possam desenvolver-se e ocupar a posição que desejam dentro da nossa companhia.
Jozilma Lima dos Santos, 38, é uma de nossas funcionárias que exemplifica essa jornada. Ela começou como atendente em uma de nossas unidades do McDonald’s e se desenvolveu profissionalmente dentro da companhia a partir de treinamentos e capacitações. “Estar na posição de liderança que tenho hoje, sendo mulher negra, é muito gratificante. A gente passa a ser referência para outros funcionários”, conta. Representando as mulheres negras promovidas nos últimos 18 meses e líder de um time com mais de 300 funcionários, Jozilma recebeu a promoção ao cargo de Consultora de Operações, no fim de 2021. “A gente vê que a questão da equidade ainda é um fator agravante na sociedade. As oportunidades se tornam mais difíceis. Mas na empresa há o incentivo para crescer. Com cursos, treinamentos e benefícios. A empresa valoriza bastante isso”, comenta Jozilma.
Acreditamos e apostamos na promoção de um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e respeitoso e em uma sociedade com igualdade de oportunidades. Por isso, possuímos uma série de ações que valorizam as diferenças e promovem a equidade, como é o caso do Comitê de Diversidade e Inclusão, chamado Somos, implementado em toda a América Latina em 2018 e cujo propósito é conscientizar nossos funcionários sobre o respeito às individualidades. No Brasil, a equidade racial é uma prioridade transversal em todos os eixos trabalhados pelo Comitê, que passa, ainda, pelos pilares de gênero, gerações, pessoas com deficiência e diversidade sexual.
“Atualmente contamos com cerca de 50 mil colaboradores e sabemos de nossa responsabilidade em promover um ambiente de trabalho seguro, diverso, respeitoso e inclusivo em todos nossos restaurantes e escritórios, além de oferecer a igualdade de oportunidades para todos. A Equidade Racial e de Gênero é uma de nossas prioridades, por isso temos uma atuação cada vez mais direcionada para o incentivo ao desenvolvimento de carreiras e a presença de mulheres em cargos de liderança” comenta Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados no Brasil.
Entre as ações internas relacionadas ao eixo racial, realizamos treinamentos com funcionários e distribuímos uma cartilha abordando pontos como combate ao racismo, termos de linguagem inadequados, dicas de como agir de maneira mais consciente e inclusiva, entre outros assuntos e dados. Nossas ações de conduta e ética também contribuem para a formação de um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo. Além disso, somos parceiros do MOVER, Movimento Pela Equidade Racial, e buscamos contribuir com a promoção de oportunidades de liderança para pessoas negras em todo o mercado de trabalho.
“O Mover representa o esforço conjunto e colaborativo de 47 empresas para que o ambiente corporativo seja mais plural e inclusivo, valorize a presença e o talento de mulheres e homens negros em suas equipes e amplie cada vez mais seus espaços nas esferas de tomada de decisão. Um de nossos principais objetivos é ter mais 10 mil posições de lideranças ocupadas por profissionais negros nas empresas associadas até 2030. Outra meta é gerar 3 milhões de oportunidades fora das empresas para pessoas negras, na forma de empregos, bolsas de estudo e programas de mentoria. Assumimos o compromisso público de sermos agentes de mudança e contribuir para o combate ao racismo estrutural no país. Já conseguimos juntos avanços significativos, mas ainda tempos um longo caminho pela frente”, afirma o diretor-executivo do MOVER, Carlos Domingues.