• needhelp@oxpitan.com
  • 666 888 0000
Conheça mais sobre como atuamos para incluir e capacitar nossos funcionários com síndrome de down

Conheça mais sobre como atuamos para incluir e capacitar nossos funcionários com síndrome de down

Sabemos da diferença que podemos fazer nas comunidades em que atuamos, por isso, um dos focos do Somos, nosso Comitê de Diversidade & Inclusão, é a empregabilidade de pessoas com deficiência e a conscientização sobre a igualdade de direitos e oportunidades. Nosso incentivo para desenvolver nossos funcionários com síndrome de down proporciona transformações na vida desses profissionais, pois em muitas dessas histórias, conquistar uma vaga de emprego vai além do aspecto profissional, contribuindo também para a realização de sonhos.

Este é o caso de Bruna Vinhó que, aos 21 anos, confessou para a mãe, Dona Vera, que gostaria de trabalhar. O pedido, que soa comum, tinha uma camada extra de desafios, já que Bruna tem síndrome de down e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho parecia distante. Ao manifestar seu desejo também para colegas, Bruna teve o apoio de psicólogas de um projeto da prefeitura de São Paulo do qual fazia parte, que indicaram o McDonald’s como empresa que inclui e capacita pessoas com deficiência. Apesar do coração apertado, Dona Vera apoiou a Bruna na inscrição, a levou para a entrevista e comemorou a aprovação da filha. Essa história aconteceu há 10 anos e transformou a vida de Bruna e sua família. Atualmente, aos 31 anos, Bruninha, como é conhecida no trabalho, atua como Embaixadora da Experiência do Cliente no McDonald’s do Mooca Plaza Shopping e conta que tem orgulho de sua trajetória. “Financeiramente me ajudou, gosto de ter meu dinheirinho. Também fico feliz de crescer na empresa”, conta Bruna. A embaixadora ainda afirma que tem mais sonhos: gostaria de se tornar gerente. 

Histórias como a da Bruninha fazem parte do nosso quadro de aproximadamente 1.500 funcionários com diversos tipos e graus de deficiência. Desse total, cerca de 71% têm deficiência intelectual. Mantemos um olhar atento e individualizado para essas pessoas e, por meio do programa Inclusão Além da Cota, buscamos criar posições de trabalho e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência, além de contemplar uma série de ações afirmativas para ampliar a experiência desses profissionais. Acreditamos que, além de incluir, é preciso oferecer oportunidades para o crescimento profissional desses colaboradores. E não é à toa que nos últimos dois anos ministramos mais de 4 mil horas de capacitação teórica para pessoas com deficiência, por meio de nossa universidade corporativa, a Hamburger University. Como resultado desses esforços, apenas em 2021, cinco oportunidades de promoções para cargos de liderança em nossos restaurantes foram conquistadas por funcionários com deficiência. Recentemente, essa iniciativa foi contemplada com o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Prefeitura de São Paulo.

“Somos reconhecidos como um dos maiores geradores de primeiro emprego no Brasil e sabemos do nosso potencial para a mudança de vida de muitas pessoas. Promover iniciativas de inclusão e empregabilidade é uma de nossas prioridades. Ter profissionais com deficiência no nosso time traz uma série de benefícios para eles, mas também humaniza a empresa e cria uma cultura de pertencimento ainda mais forte em nossos funcionários”, afirma Fábio Sant’Anna, Diretora de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados no Brasil.